HOME STAGING: 7 DICAS PARA VOCÊ VALORIZAR E VENDER MAIS RÁPIDO OS IMÓVEIS
A técnica do Home Staging, muito utilizada fora do Brasil, faz com que o cliente veja mais valor no imóvel e ajuda o corretor a vender mais rápido.
Vender imóveis exige muito estudo e dedicação do corretor de imóveis, que precisa conhecer profundamente o imóvel que está sendo negociado, a região onde ele está e, claro, o cliente e suas preferências, além de tantas outras técnicas e informações legais. Mas existe uma técnica que pode ajudar o profissional do mercado imobiliário a vender um imóvel na metade do tempo e mais valorizado: é o home staging.
O que é Home Staging?
O Home Staging nada mais é do que uma poderosa ferramenta do marketing imobiliário. Ela nada mais é do que preparar uma casa para as fotos e para a visita de potenciais compradores ou locatários.
Imagine o imóvel como uma vitrine de uma loja, que deve ser agradável para diferentes tipos de compradores. Quanto mais vendedora essa “exposição” for, mais chances o cliente tem de se sentir atraído e efetivar a compra e até gastar mais em um mesmo produto.
Uma pesquisa apresentada pela NARS (National Association of Realtors ou Associação Nacional dos Corretores), nos Estados Unidos, provou que imóveis que passam pelo processo de Home Staging podem ser valorizados em até 15%. Faça as contas: um imóvel com preço de mercado de R$ 200 mil, pode chegar a valer R$ 230 mil. E quanto mais valorizada a venda, mais valorizada a comissão do corretor de imóveis, não é mesmo?
Se interessou? Então fique atento às dicas que o VivaCorretor preparou!
7 Dicas de Home Staging para o corretor de imóveis
1 – Home Staging não é decoração
Home Staging e decoração não são sinônimos. O Home Staging pode envolver simplesmente a arrumação da casa ou a manutenção da limpeza de um ou mais cômodos e não apenas reformas e mudanças complexas.
Além disso, a decoração sempre envolve gostos pessoais do proprietário do imóvel e, claro, essas preferências podem não ser compartilhadas por todos, enquanto o Home Staging deve agradar a todos, independente de idade, origem ou excentricidades. Será que o todos gostam de uma sala de estar com parede preta? Certamente não.
2 – Limpeza e organização são essenciais
Pode parecer óbvio que um imóvel limpo e organizado vai agradar mais a quem vir as fotos ou fizer uma visita pessoalmente, mas muitos proprietários e corretores acabam não prestando atenção a este detalhe.
Uma busca rápida na internet mostra uma infinidade de anúncios com fotos de cômodos bagunçados, pia na louça, roupas no varal… E nenhuma dessas coisas transmite conforto, nenhuma delas faz o cliente ter vontade de comprar.
3 – Evite tendências e modismos
Lembra-se quando dissemos acima que Home Staging e decoração não são a mesma coisa? Vale aqui a mesma dica, afinal, você quer agradar um maior número de potenciais clientes.
Na dúvida, aposte em tons e móveis neutros e sempre se faça a pergunta: este imóvel agradaria a minha avó e o meu primo de 20 anos? Se a resposta for sim, você está no caminho certo.
4 – Atraia olhares para as melhores características do imóvel
Valorize o que o imóvel, seja ele um imóvel residencial ou um imóvel comercial, tem de melhor. Porque deixar as cortinas fechadas naquele escritório com uma vista para o parque do ibirapuera?
Rearranjar os móveis também pode mudar (e melhorar) o visual de um cômodo, deixá-lo maior ou mais aconchegante, de acordo com a necessidade.
Iluminação direcional, seja de lâmpadas ou abajures, é perfeita para acentuar o que o imóvel tem mais interessante.
5 – Remova itens pessoais
Quando um cliente entra em um imóvel o que ele mais quer é sentir que aquela pode ser a nova casa dele, ele não quer ser lembrado que existe uma outra família ali.
Aconselhe o seu cliente a remover itens que sejam pessoais, como fotos de família, ou o desenho das crianças que fica pendurado na geladeira. Ah, e nada de bolsas ou sapatos espalhados. Além de mostrar bagunça, eles podem fazer que um comprador decidido se sinta um intruso na casa de outra pessoa.
6 – Orçamento zero não é empecilho
Poder fazer pequenas reformas ou alugar móveis é o sonho de qualquer corretor na hora de aconselhar seu cliente sobre o Home Staging. Mas e se não existir orçamento, como na maioria dos casos?
Ao invés de lamentar, foque no que é mais importante: manter o imóvel com aparência limpa e organizada. Acredite: isso fará toda a diferença na hora da visita.
7 – Home Staging acontece também da porta para fora
Um capacho convidativo, um jardim bem cuidado, uma calçada limpa. A boa impressão não deve começar na porta, mas antes dela.
Comentários
Postar um comentário