CORRETOR DE IMÓVEIS: 5 ERROS QUE DETONAM SUAS VENDAS NO PORTAL IMOBILIÁRIO

O Portal Imobiliário é a melhor opção para o corretor anunciar os seus imóveis e encontrar novos clientes. Mas alguns erros podem acabar com as suas chances. Descubra quais são eles.

Se você anuncia ou pretende anunciar seus imóveis em portal imobiliário, este artigo é para você. Serão apenas alguns minutos de leitura que transformarão completamente a forma como você lida com essa plataforma de vendas e, sobretudo, com seus resultados.

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Frequentemente, escuto reclamações de corretores que esbravejam que os portais imobiliários não valem de nada, que são ruins, que só servem para tirar o corretor de imóveis da “jogada” ou que é uma estratégia furada.
Isso para mim é puro “mimimi”, desculpa esfarrapada de corretor que não sabe lidar com esse tipo de ferramenta e que faz de tudo para encontrar uma justificativa para seus baixos resultados.
Atualmente, o portal imobiliário é uma excelente ferramenta de vendas para os corretores que estão preparados para trabalhar com esse tipo de plataforma digital. O profissional que, hoje, não estiver trabalhando com eles pode ter certeza que está fora do mercado. Afinal, mais do que nunca, o processo de compra do imóvel começa na internet.
E para te ajudar a explorar os portais imobiliários com sua potência máxima, separei alguns 5 erros cruciais que podem detonar com suas vendas.
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Mas antes que você possa duvidar se os erros que apresentarei a seguir acontecem na prática, vou contar a você um hábito que eu tenho para conhecer o meu mercado. Eu faço muitos testes, estudo muito antes de escrever sobre qualquer assunto e, acima de tudo, eu também sou corretor de imóveis.
Tudo que vou mostrar aqui, eu vivi na prática. Seja me passando por cliente e contatando os corretores de imóveis através de anúncios em portais, seja na prática do dia a dia do salão de vendas.
Então, vamos aos erros…

5 erros que podem detonar suas vendas em um portal imobiliário

1 – Acreditar que portais vendem imóveis

Esse talvez seja o principal erro dos corretores. PORTAL IMOBILIÁRIO NÃO VENDE IMÓVEIS.Tenha isso claro em sua mente e comece a mudar suas atitudes.
Portais são apenas mais um meio de contato com o seu cliente. A plataforma por si só não faz a venda por você.
A principal função do portal é gerar contatos, isto é, clientes em potencial (qualificados) interessados no seu imóvel.  No entanto, o vendedor é você!
Por mais que um portal lhe ofereça possibilidades diferenciadas de interação com o seu cliente, é você quem precisa trabalhar esses diferenciais de maneira estratégica e planejada.

2 – Anúncios mal feitos

Fotos que não valorizam o imóvel, descrição incompleta ou mal redigida. Textos não atrativos, sem encantamento e que apenas replicam o memorial descritivo do imóvel, sem despertar emoção nos clientes. Essa é a realidade de muitos anúncios postados nos portais imobiliários.
Se o anúncio está ruim, o portal sempre será ruim. Porém, quem é o responsável pela criação do anúncio é você, corretor de imóveis. Logo, se a sua “chamada” não está boa, não adianta colocar a culpa do seu fracasso no portal, a culpa é toda sua.
Veja o portal como a chance real de vender o seu imóvel, é dele que pode vir os seus resultados. Portanto, encare-o como um investimento e não como uma mera obrigação que você faz por fazer, como mais uma tarefa corriqueira.
Além disso, leia o seu anúncio como se você fosse o cliente e pense: “Eu me interessaria por esse imóvel da forma que está sendo apresentado?”. Seja sincero com você. Se a sua resposta for negativa, refaça o seu anúncio.
Dedique um tempo para assistir alguns tutorais sobre como tirar fotos melhores. Na internet tem muita gente ensinando como explorar melhor os recursos da câmera do celular ou de máquinas fotográficas (profissionais ou amadoras). Leia mais, isso amplia o seu vocabulário e te ajuda a aprimorar substancialmente os seus textos.
Essas são atitudes práticas e simples e sem custos. Mas se for necessário, peça ajuda, solicite ou contrate alguém para revisar seus textos ou para fazer suas fotos.

3 – Reclamar da falta de número de telefone

Vejo muitos corretores reclamarem que não conseguem o telefone do cliente nos anúncios em portais e que, por isso, não conseguem dar continuidade ao atendimento.
Percebo este como um dos erros mais controversos. Pense comigo: se o cliente começou seu processo de compras pela internet por meio do portal é porque ele quer um primeiro contato também pela internet, ou seja, pelo e-mail.
Se o corretor fizer um trabalho bem feito, passar informações relevantes para o cliente, como recompensa receberá o direito de ter um contato mais pessoal com o prospect pelo telefone. A lógica é a seguinte: você precisa ser interessante para o cliente se interessar por você.

4 – Demorar a responder ao cliente e agir com frieza

O corretor faz o anúncio, o cliente se interessa e entra em contato. Só que o corretor demora a responder, às vezes um dia, uma semana, um mês e, muitas vezes, nem responde. Sim, isso acontece e nem adianta tentar dizer que não, pois, como eu disse, eu faço testes, eu entrei em contato com muitos corretores pelos portais e, em muitos casos, foi isso que aconteceu.
E além de demorar a responder, quando retornam o contato, passam uma impressão muito ruim para o cliente. Atendem com muita frieza, como se fosse uma secretária eletrônica, com respostas padrões e programadas.
É por isso que tenho falado muito sobre a necessidade de humanizarmos o atendimento. Não é porque o contato é pela internet que precisa ter frieza ou distanciamento. Lembre-se é a forma como você age que vai fazer com o que cliente tenha interesse pelo contato olho a olho.
Por trás de todo e-mail há um cliente com expectativas e sonhos. Isto é, um ser humano, único, que deseja ser atendido como tal.

5 – Achar que os portais querem tirar o corretor da jogada

Outra reclamação recorrente dos corretores de imóveis diz respeito aos proprietários que podem anunciar diretamente seus imóveis nos portais e, por isso, muitos até desistem de usar essa importante ferramenta.
Mas se, ao invés desse mimimi, você começasse a se perguntar: o que faz o cliente comprar com você, corretor de imóveis? Ele tem que comprar com você só porque você tem o Creci? Esse é o único diferencial que a profissão oferece em relação ao proprietário?
Ou ainda, o que você sabe que o seu cliente não sabe sobre o mercado? O cliente paga por aquilo que você sabe, pois se o saber de vocês forem equivalentes ou até mesmo se o cliente souber mais do que você, a única coisa que restará será negociar preço com o cliente e, nesse jogo, você provavelmente sairá perdendo.
Essa é a análise crítica que deve ser feita. Ter o Creci é fundamental, pois sem o registro você é um fora da lei, trabalha na ilegalidade. Mas você deve ser muito mais do que um vendedor com carteira vermelha.
Você tem que ser o gerente do sonho do seu cliente, o profissional qualificado que vai garantir a segurança que ele precisa para fazer o investimento da vida dele.
Portanto, antes de reclamar que os portais imobiliários não dão resultados, olhe para suas práticas, avalie se você está cometendo algum dos erros que listei aqui ou tantos outros que não foram listados e mude sua estratégia.
Pode ter certeza que a origem do problema, na maioria das vezes, não está no portal, mas, sim, no corretor de imóveis, no profissional que não entende a dinâmica do mercado atual, que não se especializa, que não busca por novos conhecimentos. Que não enxerga, acima de tudo, que venda é processo, é ciência e que, por isso, exige preparo, planejamento, estratégia e metodologia.
Avalie os portais que estão disponíveis no mercado, eu recomendo o Portal Viva Real, pois conheço e confio na credibilidade. Porém, busque aquele que mais se adequa à sua realidade, estude, aprimore os seus anúncios, abomine os cinco erros que listei aqui e boas vendas. Porque, pode ter certeza, você vai vender.
Texto por: Guilherme Machado

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