NÃO VOU PAGAR PELO TRABALHO! SUSTO NA ENTREGA DO LAUDO DE AVALIAÇÃO IMOBILIÁRIA

 

"Diante de alguns orçamentos, foi aprovado um trabalho de avaliação imobiliária em parceria com um colega corretor de imóveis. Era uma casa na capital. 

Agendamos o dia e o horário da vistoria do imóvel, nem sempre é fácil conciliar, pois às vezes o cliente tem o horário restrito e eu tinha que conciliar com meu colega. Mas depois de alguns dias, conseguimos adequar um bom horário. 

Já com os documentos em mãos lá fomos nós ao trabalho. Era um terreno bem amplo, maior que o normal para a região, com muitas árvores, um gramado imenso e também um espaço com uma pequena horta. 

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A casa, embora muito bonita e grande, era bem antiga, seus traços e arquitetura já denunciavam que fora construída há algumas décadas, e a conservação não era muito boa. 

Caminhamos por toda parte da frente do terreno e dentro da casa. Depois fomos para os fundos do terreno, lá encontramos uma piscina, outra casa e uma edificação que usavam como escritório. Para chegarmos até lá, a cliente teve que tirar o cachorro e passar para outra parte do terreno; era um animal de grande porte, pelo bonito. Mas, mesmo aparentando ser dócil, não arriscamos, afinal, eu e meu colega éramos estranhos ali no território dele. 

Terminamos a vistoria do imóvel e deixamos o local. No prazo combinado, meu amigo, Fernando, entregou o laudo de avaliação à cliente. E, para a grande surpresa dele, assim que a cliente viu o valor do imóvel imediatamente disse a ele: 

— Eu não vou pagar pelo serviço de vocês! 

Fernando me contou isso rindo, mas disse que na hora levou um susto: 

— Eu realmente não tive reação quando a cliente falou de forma muito brava que não iria pagar, porque não gostou do valor do imóvel. 

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Esta é uma reação um tanto quanto rara no nosso trabalho. Mas pode acontecer. E meu colega foi muito profissional, ele não alterou a voz. Disse que percebeu que a cliente ficara nervosa e não quis discutir com ela naquele momento. 

No dia seguinte, ele ligou para a cliente e ela continuava reclamando e dizendo que não iria pagar, porque o valor ficou diferente do que ela imaginava. Foi então que Fernando lembrou à cliente que havia um contrato de prestação de serviço e que ele tomaria as devidas providências. Mas pediu que antes disso ela olhasse o laudo todo e que ele explicaria todo o trabalho para provar que o valor estava coerente com a realidade. 

No dia seguinte, a cliente depositou o valor do trabalho. Isso nos mostrou o quanto temos que ter cuidado com os detalhes, apresentar uma proposta bem feita, um contrato, e manter a calma diante do cliente. Jamais perder a razão. 

É muito importante fazer um laudo bem fundamentado, para que o cliente leia e entenda que é o próprio mercado que sinaliza o valor do imóvel e não o perito avaliador que “acha que é aquilo”. Neste caso, faltou a cliente ler o laudo; como foi diretamente olhar o valor, sem analisar o restante, não queria aceitar. Mas depois percebeu que estava equivocada. 

E você? Também já passou por uma situação semelhante? Me conte aqui nos comentários. Até a próxima! "

Silmara Gottardi

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