AGILIDADE NO ATENDIMENTO: DEMONSTRANDO EFICIÊNCIA E FECHANDO NEGOCIOS


No mercado imobiliário, a agilidade no atendimento pode ser o ponto-chave no aumento das vendas de produtos. Pessoas procuram por boas oportunidades a todo momento e caso, encontrem algo do seu interesse, vão consultar um especialista da imobiliária para sanar todas as dúvidas.
Por isso, o corretor precisa estar preparado para responder a cada questionamento, o mais rápido possível, a fim de passar credibilidade para os possíveis compradores. Com a facilidade de acesso e com a visualização de imóveis pela internet, os clientes estão chegando nas imobiliárias cada vez mais informados.
Assim, torna-se necessário para o corretor dispor de um atendimento eficiente, sem enrolações ou incertezas, não acha? Aprenda como fazer um atendimento de qualidade e feche mais negócios!

Primeira impressão é tudo

Corretores trabalham com imóveis e, portanto, podem ser considerados produtos para venda. Quando buscamos um produto em uma loja, queremos logo ser bem atendidos.
Nada de nos deixarem esperando, pois isso fará com que tenhamos vontade de ir embora e procurar por outro estabelecimento. Na imobiliária funciona do mesmo jeito.
Se o novo cliente veio até você, ele precisa ser recebido imediatamente, pois o seu único objetivo naquele momento é conversar com um especialista. Ninguém gosta de ser tratado com pouca importância e o primeiro atendimento ao seu cliente é sempre o mais fundamental; portanto, pratique a simpatia e seja atencioso.

Apresentação profissional

Muitos corretores, quando perguntados sobre a sua profissão ou sobre a função exercida na imobiliária, respondem com informações breves e/ou técnicas. Sendo assim, acabam perdendo a oportunidade de mostrarem realmente o quanto a sua função é importante dentro do segmento imobiliário.
Quando alguém  seja um cliente ou outra pessoa  perguntar sobre a sua função no mercado, responda de forma que passe uma boa impressão. Por exemplo:
“Sou corretor de imóveis e meu principal objetivo é encontrar o lar ideal para pessoas que buscam excelência em moradia”, ou “Sou especialista em mudanças de imóveis e faço com que essa experiência se torne agradável aos novos moradores.” Percebeu a diferença? Demonstre a qualidade e a importância do seu trabalho e assim, ele será lembrado pelas pessoas na hora que buscarem por esse tipo de serviço.

A linguagem corporal

Já é de conhecimento de todos que a linguagem corporal pode se tornar uma grande aliada na hora de estabelecer um relacionamento com o cliente. Portanto, a forma como ela se manifesta pode trazer resultados, tanto bons quanto ruins.
Algumas posições, como uma cruzada de braços ou o desvio de olhar podem transparecer um desinteresse do vendedor em relação ao seu cliente e por isso, devem ser evitadas! Atente-se para a sua linguagem corporal toda vez que fizer uma apresentação para o seu cliente e comece a trabalhar no aprimoramento da mesma.
Ou seja, evite posições desfavoráveis ao diálogo e mantenha as vantajosas. Confira algumas dicas de como se portar diante de um possível comprador:
  • Incline-se ligeiramente para frente e mantenha os pés apoiados lado a lado no chão: esta posição indica interesse e demonstra que você está prestando atenção no que o seu cliente fala, o que é positivo e fará com que ele se sinta bem atendido;
  • Sorria, quando for oportuno: o sorriso é uma das melhores táticas de venda, pois te aproxima do cliente de forma amigável e abre espaço para o diálogo. Porém, nada de exageros! O sorriso deve ser sincero e precisa aparecer nos momentos oportunos, como quando o cliente descrever as suas vontades e desejos com o novo imóvel;
  • Mantenha contato visual: quando trocamos informações com alguém de nossa confiança, dificilmente desviaremos o olhar. Portanto, para que o seu cliente sinta seriedade no seu atendimento, é preciso evitar as distrações. O contato visual permite uma boa interação e transmite confiança entre cliente e vendedor.
Para não parecer desinteressado ou até mesmo grosseiro, evite as seguintes posições: cruzar os pés; pernas abertas; cruzar os braços; inclinar-se para trás; olhar para baixo; fazer anotações e escondê-las do cliente; ou olhar para os lados.

Promessas devem ser cumpridas

Você fez tudo corretamente: atendimento rápido, boa apresentação, explicou todas as características do imóvel e tirou todas as dúvidas do cliente. Mas e depois que ele saiu da imobiliária? Você deu algum retorno? Disse que iria informá-lo sobre as novas oportunidades ou que conseguiria outras vantagens?
Muitos corretores, na vontade serem atenciosos, falam que podem ligar mais tarde com novas propostas ou que, em determinado dia, farão uma visita com o cliente no imóvel. Nunca prometa algo para o seu cliente sem ter a certeza de que conseguirá cumprir no futuro. Lembre-se que a compra de um imóvel é uma das decisões mais importantes na vida de uma pessoa e se você prometer algo e não colocar em prática, com certeza o cliente irá se lembrar do acordo.
Seja responsável! Se você não tem realmente a intenção de cumprir com algo, não prometa; isso só trará como consequência a reprovação dos seus serviços.

Pontualidade e disciplina

Como em qualquer trabalho, ser responsável é uma característica admirável e desejável. Mas quando se trabalha com pessoas, a responsabilidade é um item primordial para o sucesso nas vendas.
Assim como deve ser ágil no atendimento aos clientes, também deve ser pontual no serviço. Seja para atender novos interessados ou para fazer aquele acompanhamento no imóvel, é preciso muita organização para que não existam atrasos.
Um corretor disciplinado mantém consigo algumas ferramentas que são imprescindíveis para uma boa organização. Uma das companheiras mais antigas, a agenda, auxilia muito na hora de cumprir os seus compromissos dentro do prazo. Celular e laptop também são itens importantes, que além de ajudarem na elaboração da documentação dos produtos, são grandes aliados na comunicação.

Imprevistos

Ocorreu algum problema e você não poderá comparecer? Avise com antecedência, afinal, os meios para fazê-lo estão aí e nada justifica um atraso sem notificação.

Softwares de gestão

Uma boa dica para para ajudá-lo a organizar as suas tarefas e garantir a eficiência no serviço é investir em um bom sistema imobiliário. O mercado já conta com muitas opções e quem sai ganhando é você. Não espere para começar a fechar negócios!

Já sabe como fazer para agilizar o atendimento e garantir vendas? Deixe o seu comentário!
Artigo escrito por Microsistec Teccnologia Imobiliária.  

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