COMO MONTAR UMA IMOBILIARIA

Montar sua própria imobiliária é uma das possibilidades de carreira para o corretor de imóveis, Se você acredita que esse é seu caminho, confira nosso post.
Se você tem paixão pelo mercado imobiliário, é corretor registrado no Creci, está disposto a se dedicar integralmente à atividade e está sempre aberto a inovações sem perder o foco nos seus objetivos, montar uma imobiliária realmente pode ser um ótimo negócio. No entanto, como qualquer outro empreendimento, é preciso atentar para diversos aspectos, que vão desde a escolha da estrutura física até a melhor estratégia de divulgação. Pronto para começar? Então siga conosco essas dicas e dê o pontapé inicial no que pode ser o melhor negócio da sua carreira!
Estrutura física básica
Ao contrário de quando trabalhava como autônomo, a imobiliária não pode ser montada em esquema de home office: você precisa de um endereço comercial. O ideal é que ele tenha acesso fácil (seja fácil de ser visto, próximo a pontos de transporte público e facilidade de estacionamento, em local movimentado) e fique na região na qual você pretende trabalhar a maioria dos seus imóveis.
Não esqueça dos equipamentos, ainda que a princípio sua imobiliária seja apenas uma sala: mesas, cadeiras e computadores para todos, acesso à internet, linha telefônica fixa, fax e local para guardar documentos físicos com segurança. A infraestrutura é importante, mesmo que para começar você seja o único corretor da imobiliária.
Cuidado com os aspectos legais
Você vai ter que lidar com leis, impostos e tributos o tempo todo, então nada mais natural que a sua imobiliária esteja completamente legalizada. Por mais chata que pareça ser, a etapa burocrática é indispensável para evitar dor de cabeça no futuro, então preste atenção em todos os detalhes do trâmite. Antes de mais nada, você precisa tirar o CNPJ na Secretaria de Receita Federal e providenciar todos os registros na Secretaria Estadual de Fazenda e na Junta Comercial.
Você também deve providenciar o alvará de funcionamento na prefeitura da sua cidade, o enquadramento na Entidade Sindical Patronal (para o recolhimento da Contribuição Sindical Patronal), o cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”, e obter o auto de vistoria do Corpo de Bombeiros, a liberação de licenças e pagamentos de taxas também junto à prefeitura, e, por fim, registrar-se junto ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci), garantindo que, assim como você, qualquer outro corretor que trabalhar na sua imobiliária também terá registro junto ao Creci, de acordo com a Lei nº 6.530, de 12 de maio de 1978, regulamentada pelo Decreto nº 81.871, de 29 de junho de 1978.
A hora do planejamento estratégico
Tudo pronto e legalizado, agora é que começa o trabalho de verdade: a etapa do planejamento estratégico. Sim, porque sem ele não há negócio que resista. Comece separando a sua conta pessoal da conta da empresa – e aí a dica é contratar um bom contador que mantenha seu fluxo de caixa organizado, porque você precisa ter tempo para cuidar do seu relacionamento com seus clientes.
E é aí que entra a divulgação da sua imobiliária, para que seu pública alvo saiba que ela existe e sinta-se atraído pelo o que você tem a oferecer. Investir em uma boa presença online é essencial, além de muito em conta.
Capriche na divulgação online
Faça uma página de Facebook, crie um perfil no Instagram e produza conteúdo relacionado para seu público (posts sobre decoração, legislação imobiliária, tendências de mercado valorização dos imóveis, paisagismo, arquitetura etc) – mostrando a sua expertise na área. Responda sempre e interaja. Faça também um perfil no LinkedIn para seus colegas de profissão, é uma ótima forma de aumentar sua network e ficar por dentro das últimas novidades da área, lançamentos etc.
Não esqueça, principalmente, de ter um site com integração aos melhores portais imobiliários, que são uma ótima estratégia de divulgação. Quando o seu site é integrado aos portais, você não precisa ficar atualizando seus imóveis cadastrados. Cada vez que você mudar alguma coisa no registro de um imóvel no seu site, a mudança ocorrerá automaticamente também no portal.
Com esta e outras tarefas diárias automatizadas, você ganha muito mais tempo para cuidar do que realmente importa: os seus clientes. Dessa forma, logo a sua imobiliária estará a pleno vapor e, quem sabe, você até mudando para uma estrutura maior.
E você, já abriu a mobiliária ou gosta mais de ser autônomo? Compartilhe coma gente a sua experiência!
 
Post produzido por Imobzi

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